segunda-feira, 31 de maio de 2010

PERDOAI OS DIETISTAS...

Perdoai os dietistas, médicos e cientistas que se arvoram a recomendar alimentação saudável, pois eles não sabem o que fazem! Como vimos na postagem anterior, o que afirmam hoje é invalidado pela descoberta (ou revisão) de amanhã.

Pergunte a seu conselheiro alimentar se a comida orgânica é natural, se responder que sim, perdoe, pois ele não sabe o que diz.

Para poder afirmar que algo é natural é preciso definir minimamente o que seja natural. Por exemplo: Natural é o que nasce na natureza sem intervenção humana. E nada do que o homem plante ou crie, inclusive o alimento orgânico, seria natural. Sejamos menos restritivos: Natural é tudo aquilo que, embora produzido pelo homem, tenha similar na natureza. Não precisa ser igual, basta ser parecido. Oras, a espiga de milho na natureza tem quatro ou cinco grãos mirrados, qualquer espiga de milho encontrada numa gôndola de orgânicos tem séculos de desenvolvimento genético e o mesmo pode-se afirmar da batata, do trigo, do arroz e de absolutamente todos os produtos que estiverem à venda. Ouso afirmar que qualquer semente geneticamente modificada pela biotecnologia é mais, muito mais semelhante à equivalente na agricultura orgânica que esta da original que existe (ou existiu) na natureza.

Então pode relaxar e comer o que quiser porque você não tem escapatória, tudo que estiver à venda é totalmente artificial. A única atitude natural ao seu alcance é comer pouco e fazer exercício porque, na natureza, o homem primitivo andava quilômetros para encontrar uma espiga de milho selvagem com poucos grãos.

102

domingo, 23 de maio de 2010

REABILITARAM A GORDURA SATURADA


Já vivi o bastante para ver muito alimento ser condenado e depois reabilitado. O azeite de oliva era acusado de aumentar o colesterol, depois, descobriram que havia colesterol mau (LDL) e bom (HDL) e que o azeite aumentava apenas o bom colesterol. O café foi demonizado. Hoje se sabe que, além de não fazer mal, a cafeína estimula nosso metabolismo e ajuda a emagrecer. Tomada com moderação, óbvio, até água em excesso faz mal à saúde (rompe o equilíbrio eletrolítico do organismo por dessalinização). O consumo de bebidas alcoólicas também era desaconselhado, sem exceção. Atualmente, o vinho tinto é recomendado pelos cardiologistas. Chegou a vez da reabilitação da gordura saturada.

Em março o American Journal of Clinical Nutrition publicou uma análise comparando estudos sobre alimentação de quase 350.000 pessoas e concluiu que o consumo de gordura saturada (aquela da manteiga e da carne vermelha) não aumenta o risco de doença cardiovascular. Ou seja, a gordura saturada não faz bem como o azeite de oliva, mas também não faz mal. É neutra: aumenta o mau e o bom colesterol na mesma proporção. E o fator de risco cardiovascular não é o colesterol alto e sim o aumento da razão entre mau e bom colesteróis (LDL ÷ HDL).

A palavra chave para uma alimentação saudável continua sendo moderação, mas se você for exagerar um pouco, melhor na gordura saturada do que nos carboidratos processados (massas, pães, bolos, etc) que são calorias de rápida absorção (alto índice glicêmico). Como disse David Ludwig, diretor do programa de obesidade do Children’s Hospital Boston, “na próxima vez que você comer uma fatia de torrada com manteiga, considere que a manteiga é realmente o componente mais saudável”.

Fonte: Scientific American deste mês, pág. 10-11.

― 101 ―

sábado, 15 de maio de 2010

A MALHAÇÃO DE DUNGA

Saiu a convocação da Seleção Brasileira. Foram chamados basicamente os jogadores que pegaram a seleção que deu vexame em 2006 e a levaram ao topo do ranking da FIFA. Ganharam tudo: a Copa América, a Copa das Confederações e a vaga para a Copa do Mundo em 1º lugar.

Dunga foi impiedosamente malhado porque não convocou Neymar e Ganso, jogadores inexperientes que ascenderam ao time principal do Santos há poucos meses e nos têm encantado com lindas jogadas e dúzias de gols. Por que o técnico não os convocou?

Vi em documentário um leão perseguindo um macaco a toda velocidade. Momentos antes de ser alcançado, o macaco, apostando no imponderável, se vira e enfrenta o leão. Foi trucidado. Geralmente é assim, o forte usa seus recursos e o fraco em desespero tenta um golpe de sorte.

O Brasil é tão desesperadamente fraco na maioria dos esportes que torcida e crítica se acostumaram a esperar pelo êxito de gênios que providencialmente se revelem às portas da competição. Mas em futebol e vôlei somos fortes, vocês imaginariam o Bernardinho levando para a Olimpíada um jogador não suficientemente testado? Quanta ingenuidade!

― 100 ―

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ARCEBISPO: “A SOCIEDADE É PEDÓFILA”

A polêmica afirmação de dom Dadeus Grings na abertura da 48ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está correta. Mas ele errou ao apontar a liberalização da sexualidade como causa para os “desvios de comportamento”. Se verídico, padres jamais seriam pedófilos, pois não têm liberdade sexual e até o casamento lhes é vedado.

Todavia, a sociedade é realmente pedófila. Aberrações à parte, é absolutamente normal uma menina que pode conceber despertar desejo sexual. O mesmo vale para meninos adolescentes. É natural que animais capazes de se reproduzir sintam e despertem desejo sexual. O jornal O Globo de hoje noticia tanto a afirmação do arcebispo quanto a história de um homem preso por engravidar uma menina de 11 que se defendeu dizendo que a vítima o procurou. Pode estar dizendo a verdade.

Na Pré-História o ser humano começava sua vida sexual e reprodutiva com o despertar do desejo e tinha expectativa de vida de 20 anos. A civilização trouxe melhor qualidade de vida e longevidade, mas para tal, cobra da sociedade a proteção das crianças até que se tornem adultos.

A Igreja Católica é acusada de falhar na proteção das crianças que lhe são entregues em confiança.

― 099 ―

terça-feira, 4 de maio de 2010

MEDALHA DE BRONZE PARA O BRASIL

A maior fonte de calorias da humanidade é o arroz, em 2º lugar vem o trigo e em 3º seria a batata ou o milho? Nenhum dos dois, é a brasileiríssima mandioca (aipim ou macaxeira).

Domesticada pelos índios brasileiros a mandioca foi levada no Século XVI por navegadores portugueses do Brasil para o continente africano onde se adaptou maravilhosamente bem. Hoje a África colhe 51% e a América Latina apenas 15% da produção mundial.

O aipim é danado de gostoso, mas é uma verdadeira máquina de engordar com quase 100% de amido (açúcar) e pouquíssima proteína (1,5% contra 7% do trigo), vitaminas ou nutrientes como o ferro.

― 098 ―