quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A MAIORIA DOS BRASILEIROS NASCE POR ENGANO!


Reportagem do jornal O Globo* conta-nos que uma pesquisa coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz com 22.000 mães apurou que 55% dos filhos não são desejados, ou seja, que a maioria dos brasileiros nasce por engano. A reportagem clama por mais esclarecimento à população sobre métodos anticoncepcionais.

Não acredito que no Brasil atual haja muita gente que, em idade reprodutiva, não saiba que fazer sexo possa engravidar ou ignore a funcionalidade da camisinha e da pílula anticoncepcional.

Atualmente queremos poucos filhos e, de preferência, que venham tardiamente para não atrapalhar nossa realização pessoal. Mas a natureza humana quer muitos filhos e o quanto antes melhor. E ela costuma agir quando menos se espera. Por exemplo:

A camisinha é um ótimo anticoncepcional, eficiente, econômico, evita doenças sexualmente transmissíveis, mas, no calor do momento, nem sempre é usada porque a natureza, para facilitar a procriação, nos torna afoitos e descuidados.

É comum o homem crer que a responsabilidade de evitar filhos seja da mulher, afinal, é ela que corre risco de engravidar e a mulher acreditar que seja do homem, pois é ele que deve usar camisinha e cada um esperar pela providência do outro. Na última hora, quando se percebem desprotegidos, já não conseguem parar. É a natureza que, para facilitar a procriação, nos faz negligentes.

O homem promete interromper o coito antes de ejacular e a mulher acredita. Talvez, ele também acredite. Mas o coito não é interrompido. É a natureza que, para facilitar a procriação, nos faz acreditar no improvável.

Etc.

Como vemos, a gravidez indesejada é resultado do embate entre nosso livre arbítrio e forças (inconscientes) da natureza humana e não, simplesmente, falta de conhecimento sobre métodos anticoncepcionais.

* 20/Fev/2012, páginas 1 e 3.
Foto: © Annatamila | Dreamstime.com
― 153 ―

Nenhum comentário: