terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CAMPEÃO POR ACASO?

A importância do acaso é frequentemente subestimada porque nos sentimos mais seguros com causas e efeitos do que com possibilidades e probabilidades. Por exemplo, é reconfortante pensar que nossa qualidade de vida e longevidade dependam dos cuidados que tomamos com a saúde e perturbador imaginar que o inesperado possa ocorrer a despeito de nossos esforços.

Vamos ao assunto do momento: Corinthians campeão do mundo! Assisti ao jogo, torci pelo Corinthians e considero sua vitória importantíssima, não apenas pela alegria que deu a sua torcida como pela valorização do futebol brasileiro.

O Corinthians tem inegáveis qualidades, mas o acaso foi essencial para a conquista do título. O único gol da partida resultou de um acidente de percurso. A bola chutada resvalou num adversário e, sem rumo, acabou ficando sob medida para o centroavante corintiano. Se tivesse subido mais 20 cm ele não a alcançaria, se tivesse espirrado mais para a esquerda seria rechaçada por um dos três defensores do Chelsea que lá estavam.

Durante a partida o time inglês teve mais chances de gol e teria vencido se fosse ele o eleito pelo acaso e não o Corinthians. Aí, os analistas estariam explicando a derrota da mesma forma que explicam a vitória, elencando causas e efeitos, como dois e dois são quatro.

─ 167 ─

Nenhum comentário: