sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BANHO FRIO TAMBÉM EMAGRECE!

© Sonyae / Dreamstime.com
Na postagem anterior dei um exemplo, mas existe uma infinidade de bons hábitos para nos fazer ingerir menos ou gastar mais calorias. Tomar banho frio consome algumas calorias por dia que, ao longo do ano, fazem diferença. “Certa vez vi na televisão um piloto, ex-campeão de Fórmula-1, falando sobre sua dieta. Antes de contar o que comia no café da manhã, disse: ‘para manter o peso ideal, começo o dia tomando um banho frio...’.”

Atendendo a Maria Angélica, a mais fiel comentarista deste blog, detalharei melhor o assunto: Grande parte das calorias que consumimos é utilizada para manter nosso corpo aquecido. A grosso modo, 1 caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em 1° centígrado 1 grama de água, imagine quantas não são necessárias para manter a 36,5° um corpo de, digamos, 70 Kg (70.000 g). Sendo boa condutora térmica, a água resfria nosso corpo, obrigando-o a se aquecer “queimando” calorias.
A condutibilidade térmica é uma propriedade interessante: descalço num dia de inverno, você vai achar o piso de ladrilho da cozinha mais frio que o tapete da sala — embora estejam exatamente na mesma temperatura — porque aquele é melhor condutor térmico que este e, portanto, “rouba” mais calor do pé.

O texto entre aspas foi extraído do livro “Dá trabalho ser feliz, mas vale a pena”.

― 020 ―

5 comentários:

Lya disse...

desconhecia esse facto....

Anônimo disse...

Gente! Eu tomo dois banhos frios por dia e nunca emagreci! Dá pra complementar, Flávio? , fiquei bastante interessada nisso.
Pra falar a verdade, não suporto banho quente. Tentei me adaptar, mas vi os benefícios, inúmeros, do banho frio. Esse de consumir calorias eu nunca soube. Então, se puder se estender mais, eu agradeço.
Abraços.

Unknown disse...

Gostei muito do site.
Um banho frio resolve tudo mesmo; dor de cabeça; cançasso; sono e agora tb ajuda a emagrecer;

rsrs valew amigo!

ps.: obrigado pela indicação do blog em meu orkut!

Anônimo disse...

Puxa, obrigada pela consideração. Sou fiel a um blog - e comento - quando acho ele interessante. Este é !
Vou continuar andando descalça pela casa também, se entendi ?
hehehehe.
Abraços.

Flávio Franklin disse...

Entendeu, perfeitamente.