terça-feira, 7 de abril de 2009

O FEMINISMO MORREU?

© Valentin Mosichev | Dreamstime.com

Qual a grande bandeira do feminismo para este início de Século XXI, alguém sabe? Que desejam as mulheres, uma nova revolução de costumes e mentalidades como fizeram no Século XX ou apenas um pouco mais do mesmo? Sabem o que querem ou estão perdidas?

O próprio sucesso as levou para um beco aparentemente sem saída: um imenso conflito entre razão e emoção. Por exemplo, a mulher se lançou no mercado de trabalho disposta a enfrentar o homem de igual para igual. Mas ela, emocionalmente, tem muito mais apreço à casa e aos filhos do que ele. E como para tudo na vida, quem tem mais apreço assume a responsabilidade, a mulher se auto-impôs a dupla jornada de trabalho. Os homens insensíveis não estão nem aí para o lar e os sensíveis ajudam, um pouco: enxugam pratos que elas ― depois de uma infinidade de outras tarefas ― lavam, brincam com as crianças e, de vez em quando, dão umas duras.
Acredito que o próximo grande passo do feminismo será dado quando as mulheres aprenderem a valorizar suas próprias virtudes e não as qualidades mais características da natureza masculina. Enquanto valorizarem mais a força que a delicadeza, mais a agressividade que a doçura, mais a conquista que a posse, mesmo não admitindo, sentir-se-ão inferiores.

Continua na próxima semana, se nenhum assunto palpitante se intrometer.

― 039 ―

3 comentários:

Heloisa Marchioro disse...

Olá...
Pode ter sido uma impressão errada, mas te achei um tanto machista com esse papo de que as mulheres valorizam as virtudes masculinas ao invés de valorizar as suas próprias. Será que isso não é apenas um meio que nós arranjamos pra nos infiltrar no 'mundo masculino'? Já que os homens não valorizam (em sua maioria)as virtudes femininas...

Flávio Franklin disse...

Heloisa,
de fato, assimilar valores dos homens foi uma estratégia exitosa da mulher para se infiltrar no ‘mundo masculino’. Mas, como diz o ditado popular, “o uso do cachimbo deixa a boca torta”. Há quanto tempo não ouço uma mulher enaltecer a doçura, própria ou de uma amiga?

Heloisa Marchioro disse...

Pois é, Flávio, mas pense bem: será que em alguma época a mulher pode enaltecer sua doçura? Pode se vangloriar de ser sensível ou frágil? Nós nos elogiamos sim, e sempre temos palavras doces para compartilhar com uma amiga. Ao menos aqui, no interior do sul do país, isso ainda acontece...
Um abraço.