terça-feira, 29 de setembro de 2009

A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE

Uns dizem que foi o fogo, mas o fogo foi descoberto e não inventado, outros garantem que foi a roda e já houve quem dissesse que foram os óculos, porque, antes deles, a qualidade de vida despencava aos 40 anos com a vista-cansada. Nem roda, nem óculos: a maior invenção da humanidade foi a cozinha. O homo-sapiens nem existiria sem ela.

Vocês conhecem o jogo eletrônico “spore”? É uma brincadeira evolucionista genial. Você começa jogando com uma forma de vida elementar que, à medida que sofre mutações, ganha olhos, tentáculos, garras, etc. Essa parafernália ajuda-a a competir por alimento e reprodução, mas, em contrapartida, obriga-a a obter cada vez mais nutrientes.

A espécie humana sofreu uma série de mutações que lhe deram um cérebro potente que, no entanto, tem custo absurdo: com 2% de nossa massa corporal, utiliza 20% da energia que consumimos. Se transplantássemos o cérebro de um bebê humano para um bebê chipanzé, ele morreria de inanição antes da idade adulta porque a dieta cru dos macacos seria insuficiente para alimentá-lo.

Acredita-se que a cozinha foi inventada por ancestrais do homo-sapiens e que esta invenção viabilizou as mutações seguintes que resultaram em nosso cérebro voraz.

O cozimento permite a ingestão de alimentos duros demais ou tóxicos em estado natural. E também funciona como uma pré-digestão que aumenta a capacidade de absorção de nutrientes pelo organismo.

― 065 ―

Um comentário:

Ava disse...

Atraída pelo nome do blog, aqui cheguei...

Atraida pelo conteudo, fiquei...

Gostos de ler, gosto leituras diferentes, com informçães... E isso encontrei...

Fiz um rápido tour por posts antigos... Gostei muito mesmo...


Prazer em conhecer