segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POR QUE OS HUMANOS SÃO PELADOS?

É a pergunta da reportagem de capa da Scientific American deste mês. Se todos os primatas e a maioria dos mamíferos são naturalmente vestidos com um couro peludo, por que nós teríamos dispensado tal proteção?

Beneficiados pela abundância de água e alimento vegetal que a mata provê, os primatas são essencialmente herbívoros e sedentários. Há três milhões de anos um esfriamento global reduziu o regime de chuvas da África Ocidental e Central até transformar a floresta na atual savana. As espécies de primatas locais foram extintas, menos uma que se adaptou às longas caminhadas em busca de água e comida: a homo.

Os músculos em exercício produzem calor que tem que ser dissipado. A espécie homo adaptou-se ao novo ambiente alterando seu sistema de refrigeração corpórea para agüentar estafantes caminhadas. E o sistema ficou tão bom que, segundo a revista, num dia quente, o homem venceria o cavalo numa maratona.

Nosso cabelo fica oleoso, se não for lavado, porque o couro peludo (cabeludo) dos mamíferos é resfriado por uma mistura de glândulas que produzem óleo e água, com predominância das oleaginosas. Nos humanos, a pele perdeu pêlos e a proporção das glândulas sudoríferas mudou, tornando o suor aquoso.

Quanto mais evaporação, mais calor é dissipado. E, evidentemente, a água na pele lisa evapora muito mais facilmente que o óleo entre pêlos.

― 086 ―

Nenhum comentário: