quinta-feira, 9 de julho de 2009

A VERDADE SOBRE CÃES E GATOS

Ao contrário dos cães, que exibem uma imensa variedade de tamanhos, formas e temperamentos, gatos caseiros são relativamente homogêneos, diferindo mais nas características da pelagem. A razão para essa relativa falta de variação nos gatos é simples: há muito tempo os humanos têm criado cães para ajudá-los em tarefas particulares, como caçar ou puxar trenó, mas os gatos, sem qualquer inclinação para desempenhar a maioria das tarefas que poderiam ser úteis aos humanos, não experimentaram nenhum aprimoramento de raça para tal.*

Cães, cavalos, bois, ovelhas, cabras, etc são animais que vivem em bando na natureza. Esses animais têm sempre um líder, denominado macho-alfa, com ascendência absoluta sobre os demais. Para domesticar essas espécies, o homem faz cruzamentos de animais especialmente submissos ao macho-alfa e se livra deste para substituí-lo no comando do grupo. Mas gatos selvagens não vivem em bando e, portanto, não podem ser domesticados assim.

Gatos não servem para ajudar o homem e não podem ser domesticados como os outros animais. Por que e como eles foram domesticados? (Respondo na próxima semana.)

(*) Transcrito em português da pág 62 da edição de Junho/2009 da Scientific American.

― 055 ―

Um comentário:

Anônimo disse...

Flávio,

Não consigo nem imaginar a resposta, estou curiosa!

Bjs,
Letícia