domingo, 21 de fevereiro de 2010

FILHAS ELEGANTES DE MÃES TROGLODITAS

A Veja desta semana noticia a onda Suri Cruise que assola o mundo: imitar a filha de Tom Cruise que é dona de imenso guarda-roupa com maquiagem, roupas, bolsas e sapatos de grife. A revista dá exemplos brasileiros, inclusive o da menina de 2 anos que já têm “dez novos pares de sapatos para o inverno que ainda nem começou.” Tal aberração tem explicação.

O ser humano humano é um macaco que, surpreendido pela mudança climática que transformou seu habitat de selva abundante em savana, sobreviveu porque conseguiu se adaptar à escassez. Perdeu os pêlos (veja postagem de 8/2/2010) e se tornou ávido consumidor, tudo de útil era recolhido: comido se fosse alimento ou guardado como peles de animais e pedras lascadas que serviam de vestuário ou ferramenta.

A civilização trouxe-nos abundância e também freios aos impulsos animais. Temos alimento e apetite de sobra, mas nos contemos por saber que o excesso é prejudicial à saúde. Existe à nossa disposição uma infinidade de itens coletáveis como roupas e sapatos, mas resistimos por entender que o dia de amanhã, nos tempos atuais, se garante com poupança e investimento e não acumulando utilidades cotidianas.

O ser humano moderno são dois, um civilizado e outro animal, quando um prepondera somos comedidos, quando é o outro, obesos ou consumistas.

― 088 ―

2 comentários:

Niels disse...

Parece que a conclusão é o contrário do título: mais trogloditinha é a filha que coleta tudo o que tem cor e brilha!

Brisa disse...

Troglodita é tudo que passa do ponto!
sopros da Brisa amiga,
Cris