domingo, 7 de março de 2010

NEM SEMPRE ESTIVEMOS SÓS!

Será que o humano é o único ser inteligente do universo? Muito já se fantasiou a respeito de espécies superiores vindas do espaço, porém, os cientistas são céticos. Até onde se pode perscrutar, não há evidência de vida inteligente extraterrestre.

Aqui na Terra vários animais demonstram alguma inteligência, mas o uso natural de pensamento simbólico separa racionais de irracionais. Enquanto ornamentos de conchas pintadas e furadas (para serem colocadas em colares e pulseiras) de 120.000 anos atrás atestam a antiguidade do pensamento simbólico no homem, o animal irracional nunca produziu algo semelhante na natureza (em laboratório, chimpanzés já dominaram linguagens simbólicas rudimentares).

Até 40.000 anos atrás o Homo sapiens vivia na África e Oriente Médio, onde são encontrados ornamentos arqueológicos, e o Homem de Neandertal vivia na Europa, onde nada era encontrado. Um forte indício de que este seria incapaz de pensar simbolicamente. Tal inferioridade intelectual, inclusive, justificaria sua extinção e conseqüente substituição pelo Homo sapiens.

Pois encontraram* recentemente nas cavernas Antón e de los Aviones na Espanha conchas pintadas e furadas datadas de 50.000 anos atrás, 10.000 anos antes do Homo sapiens chegar ao continente, o que atesta o pensamento simbólico do Homem de Neandertal. Não estávamos sós, havia outro animal racional!

O achado suscita questões interessantes, inclusive esta: O chimpanzé não tem, mas o Homem de Neandertal tinha alma?

* Scientific American de Março de 2010, p.10 e 11.

― 090 ―

Nenhum comentário: