sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MULHER BONITA INCITA À GUERRA

Assim como outros instintos violentos, o desejo de estuprar subsiste no homem moderno. A civilização ― a religião, a moral humanista e as leis ― procura fazer com que tais instintos não se manifestem. Infelizmente, nem sempre consegue.

O estupro representa para o homem a possibilidade de, por pior que seja, por menos valorizado que se sinta, poder possuir uma mulher acima de sua capacidade de sedução.

Na guerra, quando os instintos violentos ficam exacerbados, aumentam os casos de mulheres molestadas (pelo exército invasor). O psicólogo Lei Chang, da Universidade de Hong Kong, associado a outros cientistas, resolveu investigar se o homem, inconscientemente, perceberia a guerra como oportunidade sexual.

E os resultados preliminares indicam que sim. Na pesquisa, observou-se um aumento estatisticamente significativo de apoio à guerra entre os homens que viram fotos de rostos femininos bonitos antes de responderem ao questionamento específico. O mesmo não ocorreu quando a visão era de mulheres pouco atraentes. E o apoio das mulheres à guerra não foi estatisticamente alterado pela visão de faces masculinas, belas ou feias.

Fonte: Scientific American, julho de 2011, pág. 13.

― 141 ―

Nenhum comentário: