quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O PENSAMENTO POSITIVO É NEGATIVO

A força do pensamento positivo puxa para trás. Estudos científicos mostram que quando as pessoas fantasiam o sucesso ― eu sou o maior, eu vou vencer ― seus níveis de energia, medidos pela pressão sanguínea, caem e elas obtêm piores resultados com os eventos reais do que quando pensam de forma mais realista ou negativa. Quando você se convence de que o sucesso é certo, é natural que perca o ímpeto competitivo. É como se já tivesse alcançado o objetivo.

O resultado não surpreende, é da natureza humana relaxar após uma conquista. É natural, por exemplo, que o aluno que estudou arduamente para passar no vestibular comece a faculdade em clima de comemoração e tome um susto nas primeiras provas. No vôlei, a síndrome do terceiro set é comum: a equipe abre 2 x 0 no placar, relaxa, e perde o terceiro set.

O pensamento positivo que funciona é sempre condicional: se eu me preparar mais, se me esforçar mais, se sacrificar prazeres para antecipar providências, posso vencer.

Fonte: Scientific American, September 2011, pág. 20.

― 143 ―

Nenhum comentário: