quarta-feira, 16 de maio de 2012

ALDEIAS VIRTUAIS


Pesquisas comprovam que os habitantes das cidades grandes são mais liberais que os das pequenas porque, nestas, é mais comum um comportamento reprovável cair no domínio público e prejudicar reputações. Por exemplo, uma garota abusar da sensualidade num baile de aldeia é um acontecimento, a comunidade toda vai comentar e a jovem, provavelmente, ficará com má fama. Na cidade grande, tomando alguns cuidados, ela poderia se esbaldar a vontade que dificilmente seria vista por conhecidos.

Nos sites de relacionamento social, como dá status ter muitas amizades e é indelicado recusar adesões, as pessoas costumam aceitar amigos, amigos de amigos, colegas, chefes e subalternos formando comunidades de centenas de pessoas conhecidas, verdadeiras aldeias virtuais.

No exemplo, suponha que na cidade grande a garota encontre um conhecido, um único, que resolva registrar sua inconveniência com o celular e postá-la no Facebook (ou Instagram). Todos seus conhecidos irão vê-la na situação comprometedora, “curtir” e comentar tal qual nas pequenas comunidades.

O progresso tecnológico, socialmente, está nos convidando a regredir para o aldeamento. É cômico, se não for trágico!

Foto: © Dpikros | Dreamstime.com
─ 156 ─

Nenhum comentário: