domingo, 25 de janeiro de 2009

UMA LEITORA RECATADA PERGUNTA

© Rene Drouyer | Dreamstime.com
Estou lendo “Dá trabalho ser feliz, mas vale a pena” pela 3ª vez, é muito bom. Meu nome é Andressa, tenho 19 anos e curso faculdade de Engenharia; sou recatada, romântica, talvez um pouco desastrada, meio nerd. Gosto de música, matemática, futebol e odeio bebida alcoólica. Considero-me bem bonitinha. Pelo seu livro e pelo que dizem meus familiares, isso é ideal numa garota. (Está nos atributos da mulher, em seu livro). Minhas amigas acham que eu sou a personificação do que os homens querem: recatada, meiga, tímida... Mas o fato é que não me sinto assim. Nunca tive relacionamento com algum menino além de amizade. Nenhum até hoje se interessou por mim... Poderia me dar sua opinião??

Vejo que você tem muita afinidade com os interesses masculinos: engenharia, matemática e, principalmente, futebol; o que é bom, mas é preciso tomar cuidado para que eles não a vejam apenas como “um amigo”. Eu evitaria calças jeans e t-shirts, usaria vestido, ou saia e blusa, e sempre estaria discretamente perfumada e de batom. Nunca soube de um homem que quisesse namorar uma nerd.

Se você é um pouco desajeitada, como diz, procure ser mais atenta e quando ocorrer um incidente, não o enfatize dizendo coisas do tipo “eu sou uma desastrada” ou “não tomo jeito mesmo”. Dizem que o ex-goleiro da seleção brasileira Gilmar tomava seus frangos como qualquer bom goleiro, mas seu grande mérito era saber tomá-los com naturalidade para que o time continuasse confiando nele e na vitória.

No filme “O silêncio dos inocentes”, Dr. Hannibal “The cannibal” Lecter (Anthony Hopkins) alerta à agente do FBI Clarice (Jodie Foster) de que se cobiça o que se vê, sugerindo que procurasse o assassino dentre as pessoas que pudessem observar as vítimas. Analogamente, eu diria que o homem deseja a mulher que lhe desperta a atenção. Tanto a mulher oferecida quanto a recatada têm de se mostrar, a diferença é que a oferecida se exibe acintosamente e a recatada o faz “inocentemente”: indo buscar algo para poder desfilar, se abaixando para pegar um objeto, ajeitando a gola em desalinho do homem, etc. O recato é sutil, não passivo. O homem também se exibe para as mulheres mostrando-se forte, capaz de prover, etc.

Como você viu no livro, por razões evolucionistas, é próprio da natureza feminina satisfazer-se muito mais com os relacionamentos estáveis do que com sexo sem compromisso. O homem quer sexo de qualquer forma, todavia, é mais econômico e dá menos trabalho fazê-lo sem se envolver. Antigamente as mulheres exigiam compromisso para fazer sexo, o que motivava os homens a namorar e casar. A liberação sexual feminina, ironicamente, liberou-os do compromisso. Como resultado, ficaram menos dispostos a namorar, principalmente na sua faixa etária quando ninguém ainda está pensando em casamento. Mas você tem todas as qualidades que os homens desejam, mais cedo ou mais tarde, vai aparecer um bom rapaz que a queira namorar.

Se ficar impaciente com a espera, experimente flexibilizar um pouco seus conceitos. Tomar uma taça de vinho com amigos faz bem para saúde e ajuda a desinibir. E você não vai deixar de ser uma moça recatada, nem ficar mal-falada, se for para cama com um amigo querido que você sabe que é uma boa pessoa. No sexo, ou com a bebida, não é preciso abstinência, basta moderação.

― 029 ―

Um comentário:

Cristina disse...

Flavio
Dei uma lida em alguns textos que vc escreveu. Seu blog é interessante. Vc não tem seguidores? Pq?
Passe no blogue q tenho com minha amiga para conhecer nosso trabalho,ok?
Beijos, Cristina

www.olhosdanatureza.blogspot.com/