domingo, 18 de outubro de 2009

HOMEM-PAVÃO

Ao longo da evolução da espécie, o pavão macho desenvolveu uma imensa cauda para “fazer bonito” e seduzir as fêmeas mais facilmente. Tal aparato diminui sua mobilidade geral, mas cumpre o objetivo: já foi observado que os pavões com maiores caudas tem mais atividade sexual e geram mais descendentes. O que agora se percebe é que o mesmo acontece com o macho humano.

Por que os músculos do homem são tão maiores que o das mulheres? Em parte os homens lutam e caçam. Mas também, talvez, porque mulheres gostam de homens capazes de fazer bem essas coisas, e, por isso, são atraídas por homens musculosos.

Os homens precisam consumir 50% a mais de calorias para realizar o mesmo que as mulheres e, quanto mais musculosos são, mais calorias gastam. Seu sistema imunológico também é menos efetivo que o das mulheres e piora quanto mais musculoso ele for. Em compensação, uma pesquisa que seguiu 12.000 americanos durante 6 anos comprovou que, quanto mais musculoso é o homem, mais cedo ele inicia sua vida sexual e mais parceiras tem.*

Ou seja, como acontece com a cauda do pavão, a musculatura vistosa mais atrapalha que ajuda, mas, sexualmente, vale a pena.

* Extraído resumidamente da edição on-line de The Economist: http://www.economist.com/sciencetechnology/displaystory.cfm?story_id=14302009

― 068 ―

Nenhum comentário: