terça-feira, 13 de outubro de 2009

IGNORÂNCIA?

O que Darwin diria sobre a psicologia evolutiva, uma área de estudo inspirada na teoria da seleção natural?

…há um certo exagero na tentativa de provar que tudo na sociedade tem origem evolutiva. Um exemplo desagradável: pela lógica da evolução, o estupro pode ser compreendido como uma forma mais eficiente de um macho propagar os seus genes...

Parece um religioso fundamentalista falando, mas foi extraído da entrevista à última Veja de Steve Jones, professor da University College London que está lançando o livro A Ilha de Darwin.

Se “há um certo exagero na tentativa de provar que tudo na sociedade tem origem evolutiva”, se a origem do que a civilização transforma não é natural, seria o quê? Sobrenatural?

É falso afirmar que “pela lógica da evolução, o estupro pode ser compreendido como uma forma mais eficiente de um macho propagar os seus genes”. Muitas espécies com dimorfismo sexual têm o estupro como estratégia reprodutiva. Uma dentre várias. A psicologia evolutiva apenas observa que os humanos não são exceção. Em vez de usar a observação para desqualificar, prefiro encará-la com seriedade, veja um exemplo neste blog: http://datrabalhoserfeliz.blogspot.com/2009/03/estupro-de-criancas-e-drama-diario.html.

― 067 ―

Nenhum comentário: