segunda-feira, 10 de outubro de 2011

POR QUE SÓ ACONTECE COM AS MULHERES?

A propósito das reportagens sobre a vinda do Justin Bieber ao Brasil que mostraram adolescentes histéricas, cada qual se declarando mais apaixonada que as outras, uma amiga inteligente observou que de Elvis aos dias atuais a histeria por ídolos é um fenômeno exclusivamente feminino. Por quê?

Deve haver explicação evolucionista(1) para a questão. Eu proponho a seguinte:

Estudos recentes sobre variedade genética mostram que o ser humano moderno descende de uma enorme quantidade de mulheres e de (relativamente) poucos homens. Para isso acontecer, alguns homens primitivos deviam ter muitas mulheres e outros nenhuma, como acontece nas comunidades de gorilas, leões, hipopótamos, etc., onde cada grupo tem um macho dominante, senhor de todas as fêmeas(2). A foto(3) acima flagrou cena comum na natureza: um único macho (com chifre) e suas várias fêmeas.

Portanto, se apaixonar (por um macho-alfa) e compartilhar o objeto da paixão é próprio da natureza feminina e não da masculina. A mídia globalizada apenas amplia o fenômeno em número, abrangência geográfica e teatralidade.

1. Como existe, por exemplo, explicação para a paixão pelo futebol:  http://datrabalhoserfeliz.blogspot.com/2009/12/final-do-campeonato-brasileiro-reedicao.html
2. Dá Trabalho Ser Feliz, Mas Vale a Pena, ed. Sextante, 2007, pág. 82.
3. Bati essa foto em visita à África do Sul em 2010.

― 146 ―

Nenhum comentário: