sexta-feira, 5 de junho de 2009

SUA FILHA NÃO TELEFONA?

© Inga Urievna | Dreamstime.com
Artigo da Scientific American on-line de hoje reporta uma pesquisa inimaginável: pesquisadores da Universidade Estadual da Califórnia investigaram a correlação entre o ciclo menstrual das filhas e as ligações de celular que fazem para os pais!!!

É sabido que o índice de mortalidade infantil e de malformação congênita é bem maior em filhos gerados por pais com fortes laços consangüíneos. Mas a natureza é sábia, por exemplo, ao atingir a idade reprodutiva, tanto nos macacos bonobos quanto nos chipanzés, os machos permanecem em seu grupo natal enquanto as fêmeas migram para outros grupos o que evita, naturalmente, o acasalamento pai-filha e irmão-irmã.

Investigando se entre os humanos haveria um natural distanciamento entre pais e filhas durante o período fértil, os pesquisadores compararam o ciclo menstrual de 51 filhas jovens com as contas telefônicas detalhadas de seus celulares. Concluíram que durante os períodos férteis as filhas ligam mais freqüentemente e mais demoradamente para as mães que para os pais, o que denotaria um certo esfriamento nas relações pai-filha quando estas estão aptas a conceber.

Acredito que o estudo seja mais criterioso que o artigo: mulheres falam mais entre si do que falam com homens, aposto que fora do período fértil mãe e filha também se falam mais. Significativo seria verificar o comportamento das chamadas entre pai e filha ao longo do ciclo menstrual, para ver se realmente diminuem no período fértil.

― 049 ―

Nenhum comentário: