domingo, 23 de maio de 2010

REABILITARAM A GORDURA SATURADA


Já vivi o bastante para ver muito alimento ser condenado e depois reabilitado. O azeite de oliva era acusado de aumentar o colesterol, depois, descobriram que havia colesterol mau (LDL) e bom (HDL) e que o azeite aumentava apenas o bom colesterol. O café foi demonizado. Hoje se sabe que, além de não fazer mal, a cafeína estimula nosso metabolismo e ajuda a emagrecer. Tomada com moderação, óbvio, até água em excesso faz mal à saúde (rompe o equilíbrio eletrolítico do organismo por dessalinização). O consumo de bebidas alcoólicas também era desaconselhado, sem exceção. Atualmente, o vinho tinto é recomendado pelos cardiologistas. Chegou a vez da reabilitação da gordura saturada.

Em março o American Journal of Clinical Nutrition publicou uma análise comparando estudos sobre alimentação de quase 350.000 pessoas e concluiu que o consumo de gordura saturada (aquela da manteiga e da carne vermelha) não aumenta o risco de doença cardiovascular. Ou seja, a gordura saturada não faz bem como o azeite de oliva, mas também não faz mal. É neutra: aumenta o mau e o bom colesterol na mesma proporção. E o fator de risco cardiovascular não é o colesterol alto e sim o aumento da razão entre mau e bom colesteróis (LDL ÷ HDL).

A palavra chave para uma alimentação saudável continua sendo moderação, mas se você for exagerar um pouco, melhor na gordura saturada do que nos carboidratos processados (massas, pães, bolos, etc) que são calorias de rápida absorção (alto índice glicêmico). Como disse David Ludwig, diretor do programa de obesidade do Children’s Hospital Boston, “na próxima vez que você comer uma fatia de torrada com manteiga, considere que a manteiga é realmente o componente mais saudável”.

Fonte: Scientific American deste mês, pág. 10-11.

― 101 ―

Nenhum comentário: