sábado, 19 de dezembro de 2009

COPENHAGUE: SÍMPLES E DIFÍCIL

Líderes do mundo todo estão em Copenhague discutindo soluções para o clima. Um problema simples de entender e difícil de resolver.

SIMPLES DE ENTENDER
É uma questão de seleção natural darwinista: mudanças no ambiente afetam os seres vivos. Numa dessas, os poderosos dinossauros foram extintos. Os cientistas temem que as emissões de CO2 estejam contribuindo para o aquecimento global, o que, dentre outros problemas, vai diminuir a disponibilidade de água potável e prejudicar agricultura e pecuária, ameaçando a sobrevivência da espécie humana.

Respirar, criar animais, usar veículos a motor... Tudo produz CO2. Quanto mais urbana e sofisticada é a vida, maior é a produção do gás. Um camponês que vive de agropecuária de subsistência gera cerca de 26 Kg de CO2 por ano enquanto um americano gera 19 toneladas, 730 vezes mais. O progresso atual faz bilhões de chineses, indianos, etc deixarem de produzir quilos de CO2 para produzirem toneladas (o Brasil já produz 1,6 tonelada per capita).

DIFÍCIL DE RESOLVER
A ONU já fez um diagnóstico preciso: “o crescimento do PIB per capta e da população foram os principais determinantes do aumento das emissões globais durante as últimas três décadas do século XX”. Como, historicamente, o progresso derruba drasticamente os índices de natalidade, a questão populacional tende a resolver-se espontaneamente. O problema é o aumento do PIB.

Em síntese, o que produz CO2 é o progresso. Em Copenhague, os países desenvolvidos querem impor limitações à produção de CO2 dos subdesenvolvidos e vice-versa, o que, sem meias palavras, significa que cada um quer impor um freio ao progresso do outro. Um acordo (efetivo) é quase impossível.

― 080 ―

2 comentários:

Brisa disse...

Encontro infeliz para o rumo da vida no nosso planeta!!! A venda nos olhos,ainda,não foi retirada...que pena para todos nós!

Flávio: o Milagre Natalino está no desejo de cada um de ser feliz.
Pois Milagres existem sim,
Principalmente com tamanha benção de Deus,
Muitas Glórias, Conquistas e Emoções podem ser desejadas
Pois o Natal do dia 25 está chegando,
Faça seus desejos e acredite em todos eles,
Pois estão prestes a se concretizar nesta noite especial...

FELIZ NATAL!!!
E MUITA PROSPERIDADE NESTE DIA
E EM TODOS OS DIAS DO ANO
QUE ESTÁ PRESTES A NASCER!!!

Autora: Luiza Alves de Oliveira

Bjs da amiga,Teresa

Cristina e Márcia disse...

Eu li que pra esse resultado alcançado pela Cop 15, nem precisariam ir a Copenhague, bastava dar um pulinho na Cacau Show...

Viemos deixar uma mensagem que escrevemos para os amigos:
"Natal, momento de refletir, expulsar do coração as mágoas, deixar penetrar a bondade, e tornar o tempo cúmplice de sua felicidade...
Desejamos que em 2010 o Universo conspire a seu favor!"
Beijos das sonhadoras surtadas, e tatuadas pelo tempo,
Cristina e Márcia