quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

FINAL DE ANO DA EMPRESA

© Geotrac | Dreamstime.com
O Jornal da Globo de 2ª feira noticiou que pesquisa com 1.000 entrevistados de um site de relacionamento britânico apurou que as pessoas buscam mais do que confraternização nas festas de final de ano da empresa. A reportagem diz que são das mulheres as respostas mais “inesperadas”:

Quase 10% das mulheres disseram que aceitariam cantada até de um colega pouco atraente e 12% das mulheres casadas ficariam com o chefe se ele desse o 1º passo.

As respostas são “inesperadas” somente para quem nunca ouviu falar em psicologia evolucionista:

A posição social masculina é um atrativo maior do que a beleza física. A beleza é indicativo de saúde, mas a posição social elevada prenuncia todas as qualidades que os chefes primitivos precisavam ter para dominar seus semelhantes: saúde, força, habilidade, esperteza e, sobretudo, poder.
A mulher moderna continua preferindo os poderosos aos bonitos. Secretárias se apaixonam por chefes e alunas por professores porque eles são os “machos dominantes” de seus grupos. Em contrapartida, as mulheres ficam inseguras de namorar homens socialmente inferiores. No depoimento que encerra este livro, uma moça de elevado estrato social se encanta por um rapaz “...alto, bonito, figura agradável e interessante... danado de inteligente, charmoso, carinhoso, tímido e atencioso...”, mas fica insegura de namorá-lo porque ele “...não era rico nem vinha de uma família tradicional”.*

* Dá trabalho ser feliz, mas vale a pena. Pág. 65.

― 079 ―

Nenhum comentário: