sábado, 5 de dezembro de 2009

ENVELHECIMENTO

© Absolut_photos | Dreamstime.com
O envelhecimento é o acúmulo aleatório de dano aos alicerces da vida ― especialmente o DNA, certas proteínas, carboidratos e lipídios (gordura) ― que eventualmente excede a capacidade de regeneração do organismo. Esse dano continuado provoca sintomas como a perda da elasticidade da pele, decréscimo de massa muscular e óssea, declínio do tempo de reação, comprometimento da audição e visão e aumento da vulnerabilidade à doença.

Não existe gene projetado para tornar a vida finita. O envelhecimento é, simplesmente, um descaso da natureza. Os genes se perpetuam transformando um óvulo fertilizado em um adulto sexualmente maduro que produz uma cria. Qualquer variante genética que comprometa esse processo é eliminada pela seleção natural. Mas a evolução é totalmente cega às consequências da ação do gene (seja boa, ruim ou neutra) depois que a reprodução é alcançada. Os genes são selecionados por sua função no ciclo reprodutor, o que vem depois é apenas efeito colateral. Por exemplo, genes essenciais ao crescimento infantil contribuem para o surgimento do câncer na velhice.

Os esforços para encontrar elixires da longa vida vêm, no mínimo, de 3.500 A.C. A última moda são os antioxidantes que eliminam radicais livres. Embora o consumo de alimentos ricos em vitaminas E e C reduzam o risco de doenças degenerativas, ainda não há evidência cientifica do benefício dos suplementos antioxidantes. Ademais, por participarem de nossas reações bioquímicas, os radicais livres são essenciais à vida, se nos faltarem, morreremos.

Os cientistas são categóricos ao afirmar que nenhum tratamento atualmente comercializado ― nenhum ― provou retardar, parar ou reverter o envelhecimento humano. Alguns são até prejudiciais à saúde.

Certamente, as pessoas vivem mais hoje que outrora. Mas não é que a ciência tenha obtido qualquer vitória contra o envelhecimento e sim porque sistemas sanitários, vacinas, antibióticos, etc evitam a mortalidade prematura. Antigamente morria-se antes de envelhecer.


Devido à possibilidade inédita no campeonato brasileiro de futebol de duas grandes torcidas se frustrarem simultaneamente na mesma cidade, reeditamos abaixo a postagem “Violência no Futebol” de 15/06/2009.

― 076 ―

Nenhum comentário: